Plantão
HOME

Novo Sindicalismo: uma luta que transforma vidas

Publicado dia 02/04/2025 às 13h45min
Em artigo, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre as características que fazem com que o sindicalismo se renove e se refortaleça

Escrito por: Leandro Soares - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

O sindicalismo brasileiro vive um novo momento. Se em 1979 o conceito de “novo sindicalismo” representava uma ruptura necessária para garantir direitos e dar voz aos trabalhadores, hoje, estamos novamente diante de uma transformação que fortalece ainda mais o papel dos sindicatos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é protagonista dessa nova fase, em que a negociação entre sindicato, trabalhadores, empresas e governo traz benefícios concretos para toda a sociedade.

E com políticas públicas do governo Lula, o avanço é ainda maior. A política industrial Nova Indústria Brasil (NIB) já começa a mostrar seus efeitos nas fábricas. O aumento de empregos, a expansão de grandes empresas e o fortalecimento da base do SMetal comprovam que, quando há um ambiente de diálogo e respeito, todos saem ganhando. O investimento em produção gera crescimento regional, fomenta a economia, melhora salários e garante empregos de qualidade para os metalúrgicos.

Mas um sindicato forte não é apenas o que negocia, é também o que cobra. A luta pela valorização do trabalhador passa, necessariamente, por melhores condições de trabalho. Defendemos a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, pois sabemos que nenhum trabalhador pode ser privado do convívio com sua família, do lazer e da realização de seus sonhos. Um emprego digno não deve ser sinônimo de exaustão, mas de qualidade de vida.

Também seguimos firmes na luta por mais dinheiro no bolso do trabalhador. A recente conquista da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$5 mil, que vai impactar 514 mil trabalhadores da Região Metropolitana de Sorocaba a partir de 2026 e cerca de 32 mil pertencentes à base do Sindicato dos Metalúrgicos, foi um passo importante, mas queremos mais. Nossa pauta inclui a isenção do IR sobre a Programa de Participação nos Resultados (PPR), garantindo que esse dinheiro retorne integralmente para o trabalhador e sua família. Além disso, seguimos cobrando do Banco Central a redução dos juros abusivos que travam o crescimento do país. Com taxas mais baixas, há mais investimentos, mais empregos e um Brasil mais forte. Além da participação dos trabalhadores em espaços que definem o futuro do país, como no Comitê de Política Monetária (Copom).

Nada disso seria possível sem a confiança da nossa base. Nas últimas eleições do SMetal, a categoria reafirmou seu compromisso com um sindicalismo inovador, inclusivo e focado na ampliação de direitos. A vitória da chapa ‘Inovar, Incluir e Avançar’ mostrou que um sindicato forte é aquele que tem o respaldo dos trabalhadores e que luta, de verdade, por mudanças concretas.

O novo sindicalismo que estamos construindo não é apenas um conceito, mas uma realidade que transforma vidas. Porque um sindicato forte é aquele que garante conquistas, melhora condições de trabalho e luta incansavelmente para que os metalúrgicos sejam valorizados. Juntos, seguimos avançando!

 

Central Única do Trabalhadores - São Paulo

Fonte: Central Única do Trabalhadores - São Paulo

Mais Populares

Ata Taxa Assistencial

11 de agosto de 2022 |   4731

Club de Férias

14 de dezembro de 2023 |   3908

Naturopata Evandro Giora

13 de dezembro de 2023 |   3510

ÚLTIMAS Notícias

Reunião do Conselho Eleitoral

07 de novembro de 2024 às 18:08:19

Edital de Eleições Agosto 2024

15 de agosto de 2024 às 17:12:53

Evento de Lançamento MovE

15 de agosto de 2024 às 14:30:56

Fale Conosco

Avenida São João, 313 - 14º andar - Centro São Paulo / SP
(11) 3339-3121 | | (11) 91938-5372
sind@sindfesp.org.br