Plantão

Aposentadoria dos baby boomers impulsiona gastos; veja os impactos na economia

Publicado dia 28/05/2024 às 18h56min
Embora muito se fale sobre o efeito disso nos locais de trabalho, o impacto na economia pode ser ainda maior

Alicia Adamczyk, Fortune
einvestidor@estadao.com

Os baby boomers, membros da geração mais rica da história, estão começando a se aposentar em números recordes. Embora muito tenha sido dito sobre o impacto disso nos locais de trabalho, seu efeito na economia pode ser ainda mais profundo.
pesar de anos de especulação sobre a próxima possível recessão, os Estados Unidos evitaram uma desaceleração em grande parte devido ao gasto dos consumidores — e isso está sendo impulsionado por americanos mais velhos e ricos e suas atividades de lazer, escreve Ed Yardeni, estrategista-chefe de investimentos da Yardeni Research, no Financial Times.

“A geração baby boom começou a se aposentar com um recorde de US$ 76 [trilhões] em patrimônio líquido”, escreve Yardeni. “Eles estão gastando em restaurantes, cruzeiros, viagens e saúde. Todas essas indústrias de serviços têm expandido suas folhas de pagamento, aumentando assim os rendimentos reais e alimentando mais gastos.”
Yardeni não é o primeiro a notar o aumento dos baby boomers (e ele já fez esse ponto antes). Os americanos mais velhos se beneficiaram de ganhos desproporcionais nos mercados de ações e imobiliário desde o início da pandemia, permitindo que gastassem mais e mais.

De fato, americanos com 65 anos ou mais representaram cerca de 22% do consumo em 2022, de acordo com o Departamento de Trabalho, a maior participação já registrada. Os millennials, por outro lado, têm muito mais probabilidade de gastar seu dinheiro em necessidades como moradia e cuidados infantis, de acordo com dados do Bank of America.

À medida que os boomers acumularam mais riqueza, eles também foram menos impactados, de modo geral, por fatores econômicos que estão limitando os gastos para as gerações mais jovens, como a campanha de taxa de juros do Federal Reserve: A maioria fixou sua taxa de juros hipotecária (ou pagou sua casa completamente) e não está procurando fazer outras compras que requerem empréstimos; em vez disso, estão gastando nas categorias que Yardeni mencionou, como viagens e entretenimento. Os boomers também tendem a ter menos dívidas de consumo e não estão sobrecarregados com pagamentos de empréstimos estudantis.

Parte do crescimento nos gastos também pode ser atribuída ao aumento de 8,7% no custo de vida nos cheques de Segurança Social dos boomers, o maior aumento em 40 anos.

Claro, nem todos os ganhos são universais, e nem todos os americanos mais velhos são capazes de gastar livremente, especialmente aqueles que vivem com uma renda fixa. Mas muitos foram capazes de aproveitar os ganhos significativos em suas carteiras de ações à medida que o mercado atingiu recorde atrás de recorde nos últimos anos: Pesquisas da Visa mostram que a riqueza do mercado de ações impulsiona os gastos discricionários, e aqueles com 55 anos ou mais detêm a grande maioria de toda a riqueza doméstica no país, cerca de 75%.
“Os baby boomers são a geração de aposentados mais rica que já tivemos”, disse Yardeni anteriormente. “Nem todo mundo está bem financeiramente, mas nunca tivemos uma geração de aposentados com tanta riqueza. Essa é uma das principais razões pelas quais a economia está forte.”

Esta história foi originalmente publicada no Fortune.com

texto: c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

JORNAL - O Estado de São Paulo

Fonte: O Estado de São Paulo